domingo, 13 de abril de 2008

DOMINGO DO BOM PASTOR


O Pastor de nossas almas caminha à nossa frente. Pelo amor que aprendemos da intimidade com Ele, podemos entrar no coração de Deus.

Vim para que tenham vida

As palavras de Jesus eram extremamente fáceis e iam direto ao coração. ele não veio para fazer discursos, mas para comunicar sua Vida, para que todos tivessem vida e vida em abundância. A alegria do Pai é que demos frutos a partir dessa selva de vida abundante à qual estamos unidos. A leitura do Evangelho de João sobre o pastor e as ovelhas(Jo 10, 1-10), neste tempo pascal, revela-nos que a Ressurreição abre para todos a porta segura para as pastagens, isto é, a vida nova do Reino. Essa vida nova é a intimidade com o Pastor, que de cordeiro ferido e sacrificado se faz Pastor do rebanho. Jesus conta uma parábola cheia de símbolos muito ricos para o povo de Deus. Jesus chama-se de Pastor num relacionamento de proximidade com as ovelhas. ele as conhece pelo nome e as conduz para fora. As ovelhas seguem-no, porque conhecem a sua voz. Notamos assim que a religião não é negócio com Deus, uma troca, mas um mútuo conhecimento e mútuo afeto. Esse relacionamento entre Pastor e ovelhas é o princípio da vida nova da Ressurreição.

Eu sou a porta

Jesus, tendo contado a parábola, percebe que seus ouvintes não a entenderam. Explica que ele é a porta das ovelhas. Não só é Aquele que conduz, mas é por Ele que devem passar: "Eu sou a porta das ovelhas". Jesus diz em outro lugar que devemos passar pela porta estreita, quer dizer que não há outro modo de chegar ao Reino celeste a não ser por meio dele. "Quem entrar por mim será salvo; entrará e sairá, e encontrará pastagem"(jo 10, 9) e também "Ninguém vai ao Pai senão por Mim".(Jo 14,6). Outros que se fizeram passar por Cristo destruíram, exploraram e mataram as ovelhas. Por isso, nossa responsabilidade de pastores com Cristo é conduzir para Ele e não para nós. Somente Ele tem a vida em abundância.
Pe Luiz Carlos de Oliveira, C.Ss.R.

Sou Bom Pastor, ovelhas guardarei, não tenho outro ofício nem terei(Papa João Paulo II)

Nenhum comentário: