domingo, 30 de março de 2008

Feliz daquele que crê sem ter visto(Jo 20, 19-31)

Neste domingo o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo nos chamou à reflexão sobre a crença sem termos visto. Nós vimos Jesus? Pelo menos o Cristo histórico nós não vimos, a final Ele viveu ha dois mil anos atrás. Mas o Cristo ressuscitado, vimos? Depende. Por que depende? A experiência com Jesus poucos, mas muitos poucos realmente viveram ou vivem. Enquanto as pessoas continuarem querendo ver Deus com os olhos físicos isso está longe de acontecer.

Lembra daquela vez que você foi salvo em alguma situação? Aquele acidente deixou de acontecer, uma dívida que como em um espetáculo de mágina, deixou de existir? Coincidência, diriam os discrentes, os materialistas. Entretanto para quem vive diversas experiências dessa natureza, para aqueles que observam determinados acontecimentos com os olhos da fé, não há dúvida, a mão misericordiosa de Deus agiu e age em quase todos os dias.

Mas como viver esta experiência? Como percebê-las. Entendo que não há fórmulas mágicas para isso. Cada um vai ter que descobrir, isso vem do âmago do próprio ser, está nas diversas porções do Espírito Santo que está presente em cada um de nós. Este mesmo Espírito que o faz agir, pensar, raciocinar. Esta energia, esta força que nos move, depende de seu livre arbítrio para tornar ou o Espírito Santo de Deus ou o Espírito Diabólico de lúcifer.

Entendo que a pessoa tem que se deixar se elevar pelo Espírito Santo de Deus. Nas celebrações temos que entrar desarmado de críticas ou soluções prontas. Soluções prontas, somente Deus as têm. Deixe Deus tomar conta de sua Vida, entregue a Ele os seus problemas e deixe as soluções emergirem do caos. Na hora que você menos esperar, lá estará ela, os problemas estarão resolvidos.

São Tomé não acreditou, humano que era, mas Jesus reapareceu e lhe mostrou as mãos e as marcas dos pregos. "Não sejas incrédulo, mas fiel", é a ordem do Mestre para todos nós. Jesus Cristo ressuscitado deixou de ser um cidadão somente do Oriente Médio para ser o Senhor de todas as nações. Portanto, meu irmão, creia sem ter visto, se Jesus está presente na Eucaristia, Ele está no meio de nós e realiza milagres, prodígios e promove a solução de todos os nossos problemas.

Nenhum comentário: