segunda-feira, 11 de março de 2024

A conformidade da vida à Santíssima Vontade Divina

Na busca pela perfeição possível nesta terra o mais importante é fazer a vontade de Deus. Nesta jornada terrena, ou além dela, pouco importa o lugar que a providência nos destina. Os santos, no ápice da sua existência celeste, amam a Deus com um amor purificado. E em que consiste esse amor senão na total conformidade com a vontade divina?

Nosso Senhor Jesus Cristo, em Sua sabedoria incomensurável, nos ensinou a pedir pelo cumprimento da santíssima vontade, tanto na terra quanto nos Céus, como expressamos na oração do Pai Nosso. Aceitar, portanto, neste mundo, o que Deus determina, seja o último ou o primeiro lugar, é o caminho para a santificação.

Quando nos submetemos à vontade do Altíssimo, nenhum lugar, posição ou circunstância se torna desprezível aos olhos divinos. Seja no trabalho mais modesto ou na mais elevada direção de uma instituição, uma alma pode se santificar e acumular merecimentos para o reino celestial, desde que esteja em conformidade com a vontade de Deus.

A sábia Santa Teresa D'Ávila, em sua inspiração divina, nos legou o ensinamento de que aquele que for fiel nessa prática receberá do Céu maiores dons e avançará mais na sua jornada interior. Portanto, é preferível ser o mais humilde dos vermes neste mundo, desde que seja pela Vontade de Deus, do que se tornar um herói ou ídolo da humanidade seguindo os ditames da própria vontade.



Que possamos, então, em cada passo desta existência terrena, buscar incessantemente a conformidade com a vontade divina, pois nessa harmonia reside a verdadeira perfeição e o caminho para a eternidade.



Um comentário:

VICENTE CLEMENTE disse...

A conformidade com a Vontade Divina, não nos retira o livre arbítrio. Continuamos largados à nossa vontade, mas ainda assim ligados à Vontade Divina, poderemos retornar ao verdadeiro caminho para a eternidade.