quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

Eu vivo esta paz inquieta

 

Em um dos pronunciamentos impactantes de Jesus, encontramos uma frase que inicialmente parece paradoxal e contraditória. Ele declara: "Não pensem que eu vim trazer paz à terra; eu não vim trazer a paz, e sim a espada." (Mateus 10, 34) Essa afirmação, longe de ser um chamado à violência, revela a verdadeira natureza de sua missão e a repercussão que seu ensinamento teria entre os seres humanos.



Jesus, ao proferir essas palavras, busca esclarecer que sua vinda não se trata de um convite à harmonia superficial, mas sim de uma convocação à verdade profunda. O anúncio da verdade, representado pela “espada”, inevitavelmente provoca divisão entre aqueles que a acolhem e aqueles que a rejeitam. Assim, cada indivíduo é desafiado a tomar uma posição diante da mensagem de Jesus.

Para os que escolhem segui-lo, a fidelidade a essa verdade exige uma firmeza inabalável no compromisso. Seguir Jesus implica permanecer dedicado a Ele até o final, independentemente dos desafios que possam surgir. Nem mesmo os laços familiares mais próximos ou as ameaças à própria vida devem desviar o seguidor do caminho estabelecido pelo Mestre.

É um compromisso que transcende as relações familiares e as pressões externas, pois a busca pela justiça do Reino, anunciada por Jesus, torna-se a bússola que guia os passos do discípulo. Nada pode deter o seguidor de testemunhar a verdade e agir em prol da justiça proclamada por Jesus, pois a espada que Ele trouxe não é física, mas simbólica, representando a necessidade de discernimento e decisão inquebrantável diante da verdade divina. Assim, aqueles que escolhem seguir Jesus são chamados a ser testemunhas corajosas da justiça e amor que Ele veio trazer ao mundo.

 

Viver em um mundo tão dividido, permeado por conflitos e desafios constantes, nos faz questionar como encontrar paz em meio a essa turbulência. A paz que muitos buscam não é simplesmente a ausência de guerras entre as nações, mas algo mais profundo. Estamos imersos em uma paz inquieta, uma paz que transcende as fronteiras geográficas e se manifesta no cotidiano de cada indivíduo.

Os líderes mundiais podem pregar a paz entre as nações, mas a verdadeira guerra ocorre nos corações e vidas das pessoas, onde diferentes formas de sofrimento se apresentam. É nesse cenário complexo que a paz verdadeira se torna uma busca constante. Uma paz que não é apenas a ausência de conflitos externos, mas a presença consoladora da graça divina.

Refletindo sobre as palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo, somos lembrados de que a paz interior não surge da ausência de dificuldades, mas da confiança em Deus. Ele nos orienta a não perturbar nossos corações, a ter fé em Deus e crer também n'Ele. Essa fé é uma âncora em meio às tempestades da vida, proporcionando serenidade mesmo diante das dificuldades e contradições que inevitavelmente enfrentamos.

É um fato que as adversidades fazem parte da existência humana, mas ao mantermos nosso pensamento voltado para as coisas do alto, esses desafios diários se tornam cada vez menos avassaladores. A verdadeira paz não está na fuga das dificuldades, mas na elevação do espírito, na compreensão de que há algo maior e mais duradouro do que as tribulações passageiras deste mundo.

Portanto, em um mundo dividido, onde a busca por paz parece uma jornada incessante, encontramos refúgio na fé, na graça divina que transcende as circunstâncias. A verdadeira paz não é apenas um estado de tranquilidade momentânea, mas uma vida constantemente ancorada na confiança em Deus, que nos guia e fortalece diariamente.

Paz Inquieta(Canção do Padre Zezinho):

Eu trago esta paz inquieta
Feita de trevas e de luz
Desde que eu sigo os caminhos
De um profeta chamado Jesus
Desde que eu sigo os caminhos
De um profeta chamado Jesus

Na treva eu me sinto inquieto
Na luz eu me sinto capaz
E pelos caminhos do mundo eu sigo inquieto
Mas vou em paz
E pelos caminhos do mundo eu sigo inquieto
Mas vou em paz

Inquieto pelo inocente
Pelo culpado também
Triste por ver tanta gente
Que não sabe o que a vida contém
Triste por ver tanta gente
Que não sabe o que a vida contém

Inquieto pela injustiça
Que eu vejo aumentar e doer
Inquieto por esta cobiça
Que não deixa o meu povo crescer
Inquieto por esta cobiça
Que não deixa o meu povo crescer

Em paz pelos homens justos
Que por saber e sonhar
Pagam com preço de sangue
A coragem de não se calar
Pagam com preço de sangue
A coragem de não se calar

Em paz pela esperança
Que faz esta vida valer
Em paz por quem nunca se cansa
De os caminhos da paz percorrer
Em paz por quem nunca se cansa
De os caminhos da paz percorrer

Em paz pela juventude
Pelos adultos também
E por aquelas virtudes
Que meu povo nem sabe que tem
E por aquelas virtudes
Que meu povo nem sabe que tem

Inquieto por tanta gente
Que não se inquieta jamais
E pelos caminhos do mundo eu sigo inquieto
Mas vou em paz
E pelos caminhos do mundo eu sigo inquieto
Mas vou em paz

Nenhum comentário: